Batalha de tablets: qual é o melhor tablet do mercado?

Batalha de tabletsAos poucos o Brasil está sendo descoberto pelas grandes fabricantes de tablets. Em breve vários modelos e opções estarão disponíveis no mercado nacional. Enquanto as únicas escolhas recaíam sobre o iPad e o Samsung Galaxy Tab 7 as coisas eram bem fáceis. No entanto, não demorará para que tenhamos à disposição vários modelos de tablets. E descobrir qual é o melhor tablet pode se tornar uma tarefa bem mais complexa.


O primeiro modelo da nova safra a chegar ao mercado nacional é o Motorola Xoom. Os novos modelos da Samsung, o Galaxy Tab de 8 e 10 polegadas prometem estar nas lojas ainda no primeiro trimestre. Outros modelos como o LG Optimus Pad e o Blackberry Playbook devem aterrissar em breve. O mesmo vale para os modelos da Acer e Asus. Outros modelos ainda devem demorar para chegar. É o caso do HP TouchPad, por exemplo.

iPad

Todos os tablets tem suas qualidades e defeitos. Mas o iPad ainda é o melhor. Tanto a primeira como a segunda versão do tablet da Apple tem recursos quase imbatíveis e que fazem dele a melhor opção do mercado. Quem preferir o iPad 2 em vez de outro modelo terá um tablet confiável, com belo design, leve, e com uma quantidade imensa de aplicativos à disposição. Ele também tem bateria de longa duração, capaz de aguentar mais de dez horas de trabalho ou diversão. A performance para jogos de última geração também é excelente geração ao novo chip A5 dual-core.

Isso não isenta o iPad de deficiências, claro. As novas câmeras, por exemplo, são fracas para imagens e razoáveis para filmagens. Além disso o iPad continua sem suporte ao Flash e carece de conexões básicas como portas HDMI e USB. Slot para cartão de memória e o Bluetooth, que só reconhece dispositivos da Apple, também são deficiências importantes.

Samsung Galaxy Tab 10 e Motorola Xoom

Dois novos tablet deve entrar no ringue este ano. A nova versão do Galaxy Tab, com tela de 10 polegadas, promete uma boa disputa com o iPad. Dá para dizer o mesmo do Motorola Xoom. Os dois modelos contam com processador dual-core Tegra 2 e a mesma versão do sistema operacional, o Android Honeycomb 3.0. As principais vantagens do Galaxy Tab e do Motorola Xoom frente ao iPad são praticamente as mesmas: câmeras melhores, suporte ao Flash, entrada para cartão de memória microSD e suporte à rede 4G. O Motorola Xoom, por sua vez, tem alguns recursos extras como as portas miniHDMI e microUSB.

Mas o Galaxy Tab não fica atrás quando o assunto e o design. Ele tão fino e leve quanto o iPad. No entanto, em comparação ao Galaxy Tab 7, o Galaxy Tab 10 teve alguns retrocessos. A principal delas é a falta de TV digital, presente no modelo mais antigo e também no smartphone Galaxy S. Também havia a expectativa de que o tablet da Samsung contasse com uma câmera traseira de 8 MP, o que acabou sendo revisto pela Samsung.

Agora, a principal deficiência dos dois tablets concorrentes do iPad é a falta de aplicativos específicos para o sistema Honeycomb. Embora o Android Market conte com cerca de 250 mil aplicativos, apenas uma centena deles tira proveito das telas maiores dos novos tablets Android.

LG Optimus Pad


Ao lançar seu primeiro tablet, a LG preferiu não ser apenas mais um tablet Android. Equipado com o mesmo processador Nvidia Tegra 2 com dois núcleos do Xoom e do Galaxy Tab, o LG Optimus Pad também faz uso do sistema operacional Android 3.0. O SO é primeiro otimizado para rodar em tablets. O diferencial do Optimus Pad é a sua capacidade de exibir e fazer filmagens em 3D. A tecnologia promete ser uma das vedetes dos próximos anos. E não fosse por isso, o tablet até passaria desapercebido frente aos outros modelos que chegarão ao mercado.

No entanto, conforme avaliou a Revista Info Abril deste mês, a qualidade dos vídeos em 3D feitos pelo aparelho, tanto em 720p como em 1080p, não é lá essas coisas. Porém, como a versão final do tablet ainda não chegou ao mercado, não há como afirmar se a qualidade constatada pela publicação é definitiva. Mesmo assim, não resta dúvida que o suporte ao 3D, aliado à outros recursos encontrados no dispositivo, o qualificam para ser um ótimo concorrente do iPad 2.


2 comentários:

  1. Amigo vc me ajudar faz uma ficha com os tablets
    Marca
    Sistema operacional
    Qualidade dos aplicativos
    Pontos fortes
    Pontos fracos
    Nota 1 a 10

    ResponderExcluir
  2. Ah e tambem
    Qual a vantagem de ter um tablet em vez dwbum notebook ou pc

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário.